top of page

DICAS DE BELEZA

Como ter cabelos brilhantes e saudáveis

1. Restaure o brilho “de dentro para fora”

A nossa alimentação tem um papel fundamental para a saúde do organismo. Os cabelos não fogem à regra. Consumir alimentos nutritivos, balanceados e saudável, reflete no espelho e na estrutura capilar.

“Vá a um bom endócrino, explique seu caso em particular, que com certeza ele saberá o que é melhor pra você, não só uma boa dieta, como vitaminas”, aconselha Leo.

 

2. Marque na agenda seus cortes de cabelo

Aparar as pontas a cada seis ou oito semanas ajuda a melhorar o aspecto dos fios como um todo. Portanto, marque na agenda! “Quando você obedece a esse “regime”, as pontas mais secas vão embora, permitindo que o cabelo mais saudável apareça”, explica a especialista.

 

3. Lavar menos é mais

A chapinha e o babyliss são dos preferidos das brasileiras. Na hora de arrumar os fios, eles ajudam a dar forma e estilizar. No entanto, o uso incorreto dessas ferramentas quentes podem comprometer a saúde do cabelo. Lavando menos, você acaba modelando menos.

Usar um xampu a seco sobre as raízes e espaçar as lavadas é benéfico à saúde dos fios. “Não só você não está lavando, como os óleos naturais do seu couro cabeludo, também ajudarão no processo de hidratação dos fios”, conta a hairstylist da Tonicha.

 

4. Faça um condicionamento profundo

Usar uma boa máscara de condicionamento profundo pode fazer verdadeiros milagres nos fios opacos e sem vida. Repor os nutrientes na estrutura capilar é fundamental para que ele adquira viço e vitalidade.

Aplique a máscara de uma a duas vezes por semana, podendo substituir o condicionador. Fique alguns minutinhos com ela nos cabelos. Para ajudar ainda mais, finalize com um óleo de acabamento do seu gosto, que poderá ser aplicado logo após o enxágue ou com os fios secos.

Não se esqueça de ir ao salão para fazer hidratações periódicas e repor os nutrientes necessários.

 

As melhores dicas para manter suas unhas saudáveis

Com essa mania de pintar as unhas o tempo todo, surge também os problemas. Mas pintar as unhas toda semana não faz mal nenhum, desde que você tome os devidos cuidados.

A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar alerta às unhas.

A reclamação mais comum com as unhas é que elas ficam quebradiças. As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas

— o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade

— ou porque estão úmidas demais

— o que as deixam macias com tendência a se partir.

Porque as unhas se tornam secas e quebradiças?

Muitas pessoas não cuidam das unhas como deveriam. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se forem expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedores de esmalte em excesso.

O que você pode fazer para a saúde das suas unhas?

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.  Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares. Além disso, ficam também mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Além disso, a hidratação das unhas é importantíssima. Recomenda-se beber bastante água e usar hidratantes específicos para suas unhas.

Mãos e Cutículas

Hidrate também as cutículas.  Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.

Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.

Qual a função da base para as unhas?

As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele. As bases preparam a superfície das unhas para receber o esmalte. Usa-se base para melhorar a fixação do esmalte, facilitar a sua aplicação e ainda proteger a unha dos corantes contidos no esmalte, e que são potencialmente causadores de manchas. Algumas bases têm também componentes que tratam as unhas deixando-as fortes e bem nutridas. Sempre que for fazer as unhas, nunca deixe de usar base antes de passar o esmalte.

Óleos Secantes

O óleo secante tem a função de ajudar o esmalte a secar mais rapidamente, evitando que o esmalte seja borrado ou que se criem bolinhas. Protege contra poeira, arranhões e borrões, mantendo a beleza e o brilho do esmalte por mais tempo. Geralmente os óleos são ricos em minerais e possuem características reparadoras e protetoras que suavizam e nutrem a unha.

Removedores de esmalte

Os removedores sem acetona são ótimos e não ressecam as unhas como a acetona faz. Além disso, deixam a pele com aparência hidratada, e as unhas brilhantes

— com a mesma eficiência de qualquer acetona ao retirar o esmalte. Além de não ressecarem as unhas, os removedores evitam que as unhas se tornem esbranquiçadas e quebradiças.

bottom of page